A importância da conexão entre pais e filhos

A maior necessidade das crianças na primeira infância é a de se sentirem amadas, conectadas a seus pais e pertencentes a sua família. Ao se sentirem acolhidas e seguras, elas tem condições de explorar o mundo, aprender e desenvolver todo o seu potencial. As crianças que se sentem conectadas afetivamente a seus pais tendem a ter melhor desenvolvimento cognitivo e das habilidades socioemocionais.
Também nos momentos desafiantes da educação dos filhos, como durante as birras, a conexão é um fator crucial para o sucesso ou não de qualquer intervenção por parte dos pais. Ao se sentirem acolhidas, elas têm condições de regularem as próprias emoções e acessarem as partes do cérebro relacionadas com a aprendizagem.

Além disso, as crianças que se sentem conectadas a seus pais tendem a ser mais cooperativas. Segundo Pam Leo, autora do livro “Connection Parenting”, o nível de cooperação das crianças é igual ao nível de conexão com os seus pais.

Ela recomenda que em todas as nossas interações com nossos filhos procuremos nos perguntar: minhas palavras ou ações estão fortalecendo ou enfraquecendo a nossa conexão?

1 Comment

  1. Awesome post! Keep up the great work! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *